Vacina contra hepatite B está disponível em Canoas

E-mail Imprimir PDF

As Unidades Básicas de Saúde do município, que possuem sala para vacinas, já estão prontas para a aplicação das doses contra a hepatite B. A ação tem início nesta semana e obedece regulamentação

do Ministério da Saúde, para quem ainda não foi imunizado.

 

 

Conforme a Secretaria da Saúde, a vacinação contra hepatite B passa agora a ser aplicada em pessoas com idades entre 0 e 24 anos. A normatização anterior previa a vacina na rede pública até os 19 anos. Por isso, é importante que as pessoas com idade baixo dos 25 anos e que ainda não tomaram a vacina compareçam num posto de saúde.



Doses


Ao todo são três doses, aplicadas num período de seis meses. "Para ter eficácia, as três does devem ser aplicadas”, disse a coordenadora.


No município, praticamente todas as UBS estão aptas à proceder a vacinação, com exceção das Unidades Distritais de Pronto Atendimento, cuja prioridade são casos graves. As UBS funcionam de segunda à sexta-feira, das 8 às 17 horas. A Vacina é gratuita e a validade permanente, o que isenta de vacionação quem já fez as doses anteriormente.



Hepatites


A hepatite é uma inflamação do fígado. As hepatites podem ser causadas por vírus ou por reações do corpo a substâncias como o álcool ou remédios. Somente as hepatites por vírus são transmitidas de uma pessoa para a outra. As hepatites A, B, C, D e E são virais.



Prevenção


A Organização Mundial de Saúde (OMS) calcula que cerca de 400 milhões de pessoas no mundo estão cronicamente infectadas pelo vírus da hepatite B. Esse grupo é exposto a complicações como a cirrose e o câncer de fígado, que acabam gerando a necessidade de um transplante. No Brasil, estima-se que existam dois milhões de portadores crônicos de hepatite B.



A prevenção da hepatite B é feita com a aplicação de três doses da vacina. A primeira é administrada ao nascer, a segunda, ao final do primeiro mês de vida, e a terceira, aos seis meses. A vacina também é oferecida para pessoas na faixa etária de 1 a 24 anos, bem como para quem pertence a grupos de risco acrescido, como os imunodeprimidos, os profissionais da área de Saúde e os profissionais do sexo, em qualquer faixa etária.

 

Fonte: O Timoneiro

Artigos relacionados:
Última atualização ( Ter, 15 de Março de 2011 10:16 )  

Adicionar comentário


Código de segurança
Atualizar

Joomla Templates and Joomla Extensions by JoomlaVision.Com

Últimas Empresas Cadastradas

  • Entrar
  • Registrar-se
    Registration
    *
    *
    *
    *
    *
    REGISTER_REQUIRED
  • LiveZilla Live Help

    Siga nossas notícias e promoções nas Redes Sociais

    TwitterFacebook

    Enquete

    Temos uma novidade para você, mas antes de contar gostariamos de saber: Qual a sua preferência musical?
     

    Tempo